Quer ficar tranquilo na implantação do eSocial da sua empresa?

FUNCIONAMENTO DO ESOCIAL NO SISTEMA G.INFOR



FOLHA FÁCIL - GINFOR


Se você é um profissional de RH, esse vídeo com a consultora Maria Luiza Magalhães interessa a você. Já estamos na contagem regressiva: de junho a dezembro de 2017 você vai testar o sistema do eSocial para ajustar suas ferramentas e evitar problemas. Sua empresa já está pronta para o eSocial?


LEGISLAÇÃO BÁSICA


Quer saber tudo para ficar tranquilo na implantação do eSocial na sua empresa?

• Assista nossos vídeos

• Inscreva-se em nossos workshops gratuitos.: (11) 5525 0670 - eventos@gi.com.br

• Contate a GI

OBJETIVOS DO ESOCIAL



GESTÃO DO ESOCIAL



ASPECTOS TÉCNICOS



ATUALIDADES



Venha para a G.INFOR e fique tranquilo com o eSocial!

Atenção CEO! O eSocial não é assunto apenas para o RH. Sem certidões não há como alavancar financiamentos e sua empresa precisa estar em condições de crescer. Saiba como eSocial pode impactar na sua estratégia de negocio, assistindo este pequeno vídeo com a consultora Maria Luiza Magalhães.




SANEAMENTO DA BASE DE DADOS



ASPÉCTOS TÉCNICOS - LEIAUTE BÁSICO



EFD - REINF



G.infor, responsabilidade e agilidade no eSocial

    Se o projeto ainda não é uma preocupação para sua empresa, deveria, pois a exigência é complexa.

O eSocial exige a escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista. É o chamado “fluxo único de informações”.

O projeto vai compartilhar dados com a Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto Nacional do Seguro Social, Caixa Econômica Federal, FGTS, e também com a Justiça do Trabalho. O eSocial alimentará as bases para que cada órgão possa retirar o que for de seu interesse.

É hora de se preparar

    Caminha-se para uma inevitável mudança cultural nas empresas, dessa forma, todos devem entender exatamente qual o impacto no negócio, identificar os ajustes e implementações e ter consciência de que é uma obrigação de várias áreas dentro da empresa, sendo que a maior parte delas virá da folha de pagamento, mas também envolverá outros departamentos, como financeiro, fiscal, jurídico, produção, compras, vendas, medicina do trabalho, entre outros, que devem se organizar para atender às novas exigências.

Compliance

O momento é de criar um diagnóstico de conformidade: definir o que precisa ser feito, listar as atividades que devem ser executadas, definir os responsáveis, prazos e custos.

Para implantação correta e eficaz, será necessário pleno conhecimento do aspecto legal, layout, rever os processos, ajustar procedimentos operacionais, formar os colaboradores envolvidos, enfim, é preciso ter qualidade efetiva de dados.

Adequar-se às demandas do eSocial:
um desafio para o RH

Existem novas informações cadastrais sobre funcionários que passarão a ser obrigatórias, segundo informações encontradas no layout do eSocial. Por exemplo, será preciso identificar se o trabalhador tem casa própria, se usou o FGTS, processos judiciais, acidentes de trabalho, medicina do trabalho, dentre outras coisas.

As empresas deverão informar online e em tempo real todas as admissões, acidentes de trabalho, afastamentos e alterações contratuais. Quando houver a disponibilização das informações pelos órgãos governamentais, os trabalhadores vão poder monitorar se as empresas estão cumprindo com suas obrigações, como depósito do FGTS, e terão mais facilidade na produção de provas para processos trabalhistas. Da mesma forma, as empresas terão como comprovar de forma mais fácil se estão com suas obrigações em dia.

O ganho maior é dos órgãos governamentais, que terão em mãos uma base de dados que poderá dizer quanto as empresas devem pagar de impostos, ou seja, a via muda de mão, a empresa fornece as informações para o governo calcular os impostos que você deverá pagar, e, claro, a fiscalização será muito mais eficaz.

Aliás, neste sentido é bom lembrar que o principal objetivo do eSocial é exercer com maior eficiência a fiscalização das obrigações trabalhistas, previdenciárias, fundiária e do imposto de renda. Com estas informações online, a aplicação de penalidades já existentes na legislação brasileira será mais eficiente. Mesmo assim, é importante destacar que, até o momento, não se falou em obrigações ou penalidades novas. O sistema apenas obrigará as empresas a realizarem, nos prazos estabelecidos, o que já está previsto.

G.infor preparada para o eSocial
Cliente G.infor, prezamos pela sua tranquilidade

Este é um projeto que impõe grandes desafios aos desenvolvedores de folha de pagamento. A G.infor, como de costume, se antecipou para garantir aos seus clientes todas as atualizações de legislação em tempo hábil e sem custos extras.

Nossos clientes têm recebido alterações semanais no que se refere ao eSocial. Já criamos diversos campos novos com base nos manuais lançados anteriormente, e agora fazemos os últimos ajustes de acordo com o leiaute 2.4.01 disponibilizado em Novembro de 2017.

É a nossa proatividade em prol da tranquilidade de nossos clientes. Iremos gerar arquivos segmentados da folha de pagamento no formato dos layouts definidos pelo eSocial, que serão divididos em eventos iniciais, trabalhistas e mensais e deverão ser enviados com assinatura digital definindo, assim, a autoria do emissor. Haverá integração via conexão WebService entre o nosso sistema de folha de pagamento e o ambiente do eSocial para envio dos arquivos.

Também é importante não aplicar o “jeitinho brasileiro” ao caso e deixar tudo para a última hora. Trata-se de uma obrigatoriedade complexa e que irá gerar multas em caso de descumprimento, portanto, o momento de se adequar não deve ser desperdiçado.

Seja qual for o tamanho do seu RH, conte com nossas soluções!


    Com a G.infor tudo se encaixa
    Atenciosamente,
    Diretoria

A G.Infor montou uma base exclusiva de conteúdo para apoiar aos nossos clientes na implantação do eSocial.É a maior especialista em folha de pagamentos no Brasil, entre outras soluções. Sabemos que a prioridade agora é atender as exigências do governo, e implantar, sem complicações, todas as normas do eSocial. Mesmo que ainda não seja nosso cliente, pode contar com a gente. A G.Infor tem um jeito transparente de converter amigos em clientes, e clientes em amigos. Nossa base de consultores está permanentemente atualizando o conteúdo legal para que sua empresa não corra riscos, não perca tempo e nem pague caro por falta de informação correta.


NÃO SOFRA PENALIDADES DO eSOCIAL

Imagine uma situação corriqueira: a admissão de um colaborador cujo registro, por lei, deve ser realizado antes mesmo do colaborador iniciar suas atividades na empresa. Com o eSocial, ele deverá ser informado um dia antes da data de admissão e, caso isso não ocorra, o empregador automaticamente estará sujeito a até 3 multas já existentes em nossa legislação:

1 - Multa trabalhista por falta de registro, conforme artigos 41 e 47 da CLT, no valor de 378.2847 UFIRs. Em caso de reincidência, o valor será dobrado.

2 - Multa previdenciária por falta de inscrição de segurado na Previdência Social, conforme parágrafo 2º Artigo 283 do Decreto 3.048/99 no valor de R$ 1.254,89.

3 – Multa previdenciária por falta de informações cadastrais, financeiras e contábeis devidas ao INSS e RFB, conforme previsão do item b do Inciso II do art. 283 do Decreto 3.048/99 no valor de R$ 14.107,77.